Dando continuidade aos debates sobre o fortalecimento e aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS) Marituba realiza, nesta quinta-feira (27), a 12ª Conferência Municipal de Saúde, a partir das 8h, no auditório ACS Joelma Teixeira, no bairro Nova Marituba.

Coordenador Geral da Conferência, Rai Carlos

O coordenador Geral da Conferência Municipal de Saúde, Rai Carlos Durans, explica que para este ano o tema da Conferência Municipal é Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia. “Este tema é emblemático porque diz respeito a vida das pessoas e o Estado democrático de direito”.

A conferência tem vários objetivos entre eles: propor diretrizes para a formulação da política estadual de saúde e o fortalecimento das ações do estado do Pará e de Marituba; Elaborar os planos de saúde municipais para os próximos quatros anos; Equacionar e ampliar as diretrizes do plano atual de saúde e do plano municipal de saúde; Eleger delegados e delegadas municipais para a etapa estadual da conferência; entre outros.

Secretário da Sesau, Alexandre Bonfim

Para o secretário municipal de Saúde, Alexandre Bonfim, o intuito da conferência é reunir várias categorias de pessoas que utilizam e/ou trabalham com o SUS para discutir ações afim de torna-lo melhor para todos. “A Conferência Municipal de Saúde irá reunir trabalhadores, gestores e usuários do SUS para que a gente possa levantar tudo aquilo que podemos fazer de melhor no nosso município relacionado a saúde”, disse.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA CONFERÊNCIA

DATA: 27 DE ABRIL DE 2023

08h às 09:00h – CREDENCIAMENTO DOS DELEGADOS E DELEGADAS

09h às 10h – Mesa de Abertura com as Autoridades

10 h às 10:30h – Leitura do Regimento da Etapa Municipal de Belém da “17ª Conferência Nacional Saúde”.

10:30h às 11h – Conferência Magna: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a

Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”. Dra. Katia Souto – Ministério da Saúde do Brasil

PAINEL DOS EIXOS TEMÁTICOS – CONFERENCISTAS:

  1. DRA. DÉBORA FRANCISCA DA SILVA JARES ALVES/OPHIR LOYOLA – “O Brasil que temos. O Brasil que

queremos;

  1. Conselheiro/Gestão Raicarlos Durans – “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar

vidas”;

  1. Dra. Katia Souto/MINISTÉRIO DA SAUDE – “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”; e,
  2. Mestrando Lucas de Almeida Modesto – “Amanhã vai ser outro dia para todos, todas e todes”;
  3. Dra. CARLA FIGUEIREDO/SESPA – Subtema especifico: “Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais,

Travestis, Transexuais e Intersexuais” – Projeto Casulo/SESPA/PA/2022.

12h às 12:30h – Intervalo – COFFE BREAK

12:30 h às 13h – LEVANTAMENTO DAS DEMANDAS POR EIXO TEMÁTICO

13:30h – Apresentação e aprovação das propostas do PAINEL TEMÁTICO POR EIXO E A ELEIÇÃO DOS

DELEGADOS E DELAGADAS PARA ETAPA ESTADUAL (14ª CONFERENCIA) EM MAIO/2023.

14:00 – Plenária final e entrega dos Certificados

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade