
“A robótica é uma excelente ferramenta pedagógica que traz muitos benefícios para a jornada educacional dos alunos”
Alunos do Projeto Educacional Robótica na Escola, da escola municipal Otília Begot, estiveram no último sábado, 6, no evento “Career Experience”, realizado pela faculdade Estácio Belém, cujo objetivo foi proporcionar uma imersão nos cursos oferecidos pela Instituição de Ensino Superior, com atrações e experiências práticas, possibilitando aos visitantes a real vivência em carreiras nas áreas da engenharia da computação, arquitetura, nutrição, entre outras.
Entre as atrações foram demonstradas atividades em Tour 3D, Game Anatomia, Voo de Drone e o manuseio do Robô Lego, produzido por acadêmicos do curso de Engenharia da Computação, a partir de conteúdos da robótica, tecnologia utilizada em diversas áreas profissionais como a indústria e a saúde, que tem ganhando espaço e destaque no mundo tecnológico.

Professor Victor Cardoso da faculdade Estácio Belém, e o aluno do 6º ano da escola Otília Begot, Arthur Richard
“Por conta disso, é fundamental que as escolas de educação básica incluam a temática da robótica em suas grades curriculares, visando preparar os estudantes para um futuro onde a máquina e o homem estarão cada vez mais próximos”, explica o coordenador do curso de Engenharia da Computação, professor Victor Cardoso.
Para o aluno do 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Otília Begot, Derik José, que no futuro deseja cursar Engenharia Civil, área de aplicabilidade da matemática e dispositivos tecnológicos em obras de infraestruturas como estradas, casas, por exemplo, o evento “foi super criativo e contribuiu para que pessoas tenham acesso e possibilidades na escolha do que desejam seguir. Espero que a robótica se desenvolva mais e mais para continuidade da criação de coisas uteis às pessoas”.

À direita o aluno do 6º ano, Derik José
O ensino da Robótica nas Escolas democratiza o conhecimento, populariza a ciência e incentiva o uso de novas tecnologias educacionais e novos métodos de ensino de ciências; despertando nos alunos o trabalho em equipe, raciocínio lógico, vivência teórica e prática, competições, torneios, organização e criatividade.
Iniciado em março de 2022, em 26 escolas da rede municipal de ensino de Marituba, o projeto educacional Robótica na Escola, visa promover o ensino de ciências, por meio de investigação, voltado à solução de problemas e estimular o interesse dos alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental às carreiras científicas e tecnológicas. O projeto é o pioneiro do segmento tecnológico na educação pública no município.
O professor Victor Cardoso destaca ainda; outra vantagem do ensino da robótica, que “ajuda desenvolver a capacidade de organização e autonomia dos alunos, uma vez que eles precisam fazer um planejamento e focar na execução dos projetos. Desse modo, é possível notar que a robótica é uma excelente ferramenta pedagógica que traz muitos benefícios para a jornada educacional dos alunos”.

Sala Maker da escola municipal Otília Begot, mobiliada e climatizada
A escola municipal Otília Begot, recentemente reinaugurada após receber obras de reforma e ampliação, ganhou uma Sala Maker para fomentar a produção na área criativa e tecnológica.
O projeto Robótica na Escola, disponibiliza ainda formações para os docentes sobre Kit Arduino, Cultura Maker e Pensamento Computacional.
Texto: Ascom Semed
Fotos: Atácia Santos
Galeria