Em 2015 foi instituído no Brasil o Programa de Combate à Intimidação Sistemática, visando a prevenção e o combate ao bullying, promovendo o preparo da comunidade escolar às ações preventivas dessa prática de violência nas escolas, sendo um dever das unidades de ensino trabalhar com a conscientização acerca do tema.
No município de Marituba, o Departamento de Serviço de Orientação e Acompanhamento à Família na Escola (Soafe), ligado à Secretaria Municipal de Educação (Semed), composto por pedagogos, psicólogos e assistentes sociais, realiza atividades educativas com palestras e rodas de conversas nas unidades escolares da rede municipal de ensino, pautando temáticas que viabilizem a escuta e a fala dos participantes para contribuição da prevenção de qualquer tipo de violência nas escolas.
“Diariamente existe alguém sendo vítima desta violência no ambiente escolar. Precisamos nos colocar no lugar do outro, pois a pessoa que comente o bullying não percebe o quanto pode afetar o emocional do outro. A melhor forma de buscar ajuda é falando, pois o que você fala cura e o que você guarda adoece”, disse a psicóloga do Soafe, Deize Lima.
Durante as palestras com o tema “Bullying no contexto escolar”, realizadas no mês de abril, foi abordado de que forma se dá essa prática no ambiente escolar, sendo pontuadas as oito formas existentes de bullying: escrito, verbal, físico, cyberbullyng, psicológico, social, material e moral.
“Observamos a participação primordial dos alunos que no início ficaram receosos com o assunto. Com a explicação das profissionais participaram com perguntas e deram suas contribuições, e tudo isso é muito positivo para nós”, destaca a professora de língua portuguesa da Escola Municipal Professora Emília Clara, Ana Paula Gatinho.
Dados da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) afirmam que um em cada três alunos, é vítima de bullying, no mundo. O Brasil ocupa a quarta posição mundial com esse tipo de atitude no ambiente escolar.
Desde o último dia 5 de abril, a Semed, em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (Sesped) tem viabilizado medidas de prevenção da violência no âmbito escolar, que comprometem a boa funcionalidade das unidades de ensino.
“Queremos uma escola acolhedora, onde exista empatia entre os colegas e evitar a violência física e psicológica; trabucando ainda no combate à desinformação”, concluiu a psicóloga.
Texto e Fotos: Ascom Semed


